...que cada franciscano e franciscana continue sendo, no mundo de hoje, sinal de paz, reconciliação e cuidado com toda a criação, mantendo vivo o sonho de Francisco e Clara de Assis.
"800 anos... De Assis a Canindé, um caminho de fé". Inspirado por esse tema e iluminado pelo lema bíblico "Felizes os pés dos que anunciam a paz" (Rm 10,15), o Capítulo das Esteiras 2026 reuniu, entre os dias 19 e 21 de junho, em Canindé (CE), membros das diversas expressões da Família Franciscana do Brasil. Promovido pela Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), o capitulo celebrou os 800 anos da morte de Francisco de Assis, fortalecendo a comunhão, a memória e o compromisso missionário de homens e mulheres que seguem os passos de Francisco e Clara de Assis.
As Irmãs Catequistas Franciscanas, acompanhadas por simpatizantes do carisma participaram intensamente de toda a programação. As conferências, celebrações, momentos de oração, peregrinações, Via-Sacra, as partilhas e a elaboração da carta final, proporcionaram uma profunda experiência de espiritualidade, formação e fraternidade.
As reflexões conduzidas por Dom Leonardo Steiner, Frei Vitório Mazzuco, Irmã Mônica Azevedo e Moema Miranda, ajudaram as e os participantes a aprofundar o sentido do jubileu franciscano, do Cântico das Criaturas e da memória da caminhada franciscana como inspiração para responder aos desafios do tempo presente. Um dos momentos mais marcantes foi a peregrinação até a estátua de São Francisco das Chagas, vivida em clima de oração, com reflexões sobre os estigmas de São Francisco e o testemunho de Santa Clara. Uma enorme ciranda foi formada ao redor da estátua, concluindo com a bênção de Santa Clara, entoada pelas Irmãs Clarissas.
Para as Irmãs Catequistas Franciscanas, participar do Capítulo das Esteiras significou renovar a alegria da vocação e fortalecer o sentido de pertença à grande Família Franciscana. A experiência vivida em Canindé reafirmou o compromisso da Congregação de continuar anunciando o Evangelho por meio da educação, da catequese e da presença missionária, caminhando com simplicidade, fraternidade e esperança junto ao povo, especialmente aos mais vulneráveis.
Mais do que recordar a história, o Capítulo das Esteiras renovou o convite para que cada franciscano e franciscana continue sendo, no mundo de hoje, sinal de paz, reconciliação e cuidado com toda a criação, mantendo vivo o sonho de Francisco e Clara de Assis.

