Província Irmã Cléglia Ânesi

 

 

 

Você está aqui: HomeProvíncia Irmã Cléglia ÂnesiNossa História

Nossa História

Irmandade Provincial Irmã Cléglia Ânesi - PCA

 

Antecedentes

A Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas está presente no Nordeste do Brasil, desde o ano de 1964. O berço da missão foi Bacabal - MA, onde chegaram as três primeiras Irmãs – Emma Oening, Orfélia Lodi e Ester Giacomett. O convite para assumir a missão no nordeste foi feito pelo Frei Francisco Pohllmann, Comissário da Missão da Província Franciscana da Saxônia - Alemanha, que então assumia uma região missionária no Maranhão, e que constitui a atual Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção.

As três irmãs partiram de Rodeio – SC e chegaram a Bacabal no dia 16 de março de 1964. Devido à grande enchente do Rio Mearim, tiveram que viajar grandes distâncias embarcadas numa canoa. Nesse meio de transporte chegaram garbosamente na Praça da Igreja Matriz Santa Terezinha, onde foram recepcionadas por uma grande multidão que foi preparada para recebê-las. Ali receberam a bênção do Santíssimo Sacramento e outras homenagens feitas pelos religiosos/as e pelo povo. Todavia, o que no momento elas estavam desejando ardentemente, era um almoço e um banho.

 Instalaram-se de maneira provisória numa casa carinhosamente cedida pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos, que não mediram esforços para que as Irmãs pioneiras se sentissem bem ambientadas.

Em 1965 as Irmãs puderam fixar residência nas dependências do Seminário Catequético Frei Jordão Mai, à Rua Magalhães Almeida, 1127, Centro - Bacabal - MA.

 Chegaram ao Nordeste em um tempo difícil para o povo: grande pobreza, carência de escolas, saúde, vida digna, justiça. Mas uma coisa tinha com fartura: muita partilha entre o povo. Mesmo em tempo de penúria, as pessoas sabiam repartir o pouco que tinham. Mesmo na dor e na pobreza, mantinham acesa a chama da fé, da esperança e sabiam fazer festa!

Os Franciscanos convidaram as Irmãs a somar na missão daquela diocese pelo ministério da Catequese, contribuindo assim, para a formação das lideranças e comunidades eclesiais de baseCEBs, semprevisando a conquista da dignidade da pessoa e a participação do povo na construção da nova sociedade. Dedicaram-se também ao serviço da Educação em suas diversas formas.

Em 1967, a congregação abriu mais uma casa em Vitorino Freire - MA. A partir de 1968, a missão do Nordeste passou a ser assumida pela recém-criada Província Santa Clara de Assis - PSCA.

  Sensível aos gritos que vinham do Nordeste, a Província Santa Clara de Assis foi atendendo a novas áreas de missão: Pedreiras – MA, em 1971; Teresina – PI, em 1976;  Piripiri – PI, em 1981; Barra de Santo Antônio - AL, em 1982; Esperantina – PI, em 1983; Arapiraca – AL, em 1984.

 Devido às distâncias e uma série de outras dificuldades, iniciamos uma reflexão sobre a possibilidade da criação de uma coordenadoria para facilitar o processo de autogestão, autonomia e corresponsabilidade. Esta proposta foi concretizada em 1989 com a constituição da Coordenadoria Regional do Nordeste.

 A autogestão fez-se logo sentir. Passamos a organizar os núcleos; assumir a formação inicial levando em conta as características da cultura local; discutir a abertura e o fechamento de frentes missionárias; fazer o remanejamento das irmãs nas Irmandades locais; resolver as questões de residência das irmandades; fazer experiências de autosustentação e alternativas de geração de renda; elaborar os acordos de prestação de serviços entre a congregação e as diocese/paróquias; buscar a formação acadêmica e atualização na área da teologia, catequese, educação, saúde e espiritualidade francisclariana em vista da fidelidade ao Carisma, ao projeto apostólico que assumimos e para melhor servir.

  Como Coordenadoria, continuamos a expansão missionária em outros estados: Araguaína –TO, em 1990; João Pessoa - PB, em 1992,  e Independência - CE, no ano 2000.

 No final dos anos 90, intensificamos a reflexão para que fosse criada uma província no Nordeste. Sentíamos um amadurecimento nas várias dimensões da vida e da missão no NO/NE. Entretanto, a dimensão econômica era o maior desafio, apesar dos recursos que periodicamente a Província Santa Clara de Assis enviava para manter a missão. Consciente dos desafios, o Capítulo Provincial da Província Santa Clara de Assis - PSCA, realizado de 04 a 11 de janeiro do ano 2000, decidiu pela criação da província, enviando uma Moção ao Capítulo Geral de 2000.

 

Criação da Província Irmã Cléglia Ânesi - PCA

 

No XXI Capítulo Geral Ordinário da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, em 13 de outubro de 2000, ANO JUBILAR, foi criada a Província Irmã Cléglia Ânesi, com sua casa de referência em Teresina - PI.

 A irmandade provincial foi constituída pelas irmãs e irmandades localizadas nas regiões Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas) e Norte (Tocantins).

 Diante dos desafios que se apresentam e que impulsionam a seguir Jesus Cristo, assumindo sua missão profética como francisclarianas, na realidade onde as irmãs estão inseridas, a irmandade provincial abriu novas frentes de missão: com os povos indígenas – Grajaú - MA, em 2004; Palmares – PE, em 2007,  e mais recentemente no projeto da Equipe Itinerante na Amazônia (Manaus e Roraima). A província também participou do projeto solidário e missionário para a África, com Irmã Antonia Cruz por vários anos e do projeto intercongregacional para o Haiti coordenado pela CRB Nacional. Neste projeto, desde 2011 temos Irmã Maria Dalvani Sousa Andrade, integrando a Comunidade Intercongregacional, sendo uma presença de esperança junto àquele povo que perdeu tudo no terremoto do ano 2010. O mundo é nossa casa, como disse São Francisco de Assis.

     Sensíveis aos gritos de nossa época, iluminadas pelo Evangelho e “impulsionadas pela Divina Fonte da Vida, assumimos viver a itinerância no mundo em movimento, a ver, ouvir, sentir e acolher o gemido do povo, o grito da terra ferida, o clamor da justiça e pela Paz.

           Assim vamos redimensionando o serviço e, hoje a irmandade provincial Irmã Cléglia Ânesi é presença na educação oficial e popular, nas CEBs, nas pastorais sociais, catequese, juventudes, crianças, mulheres, saúde, ecologia, povos indígenas e ribeirinhos.

          “Como discípulas missionárias de Jesus, atentas aos gritos e gemidos que vem do chão do Norte, Nordeste e Além Fronteiras, assumimos caminhar pelas veredas da missão, com o povo, na busca da Terra sem Males”. (Enunciado das Veredas da Missão da PCA-2010-2013)

         No dia 16 de março 2014, celebraremos os 50 anos de presença missionária e expansão do carisma no NE e NO do Brasil. Durante este ano jubilar de 2013 a 16 de março de 2014, queremos reencontrar pessoas e reunir fatos e testemunhos; reconstruir  a trajetória desses 50 anos de caminhada e re/fazer a memória histórica; semeá-la como um semeador convicto e esperançoso e com alegria agradecer a Deus pelos 50 anos de história a serviço da evangelização, da Vida e da Esperança.

Direção
Isabel do Rocio Kuss, Ana Cláudia de Carvalho Rocha,
Marlene dos Santos e Rosali Ines Paloschi.
Arte: Lenita Gripa

Serviços - logo branca
JFC

Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas
Rua Des. Nelson Nunes Guimarães, 346
Bairro Atiradores - Joinville / SC – Brasil
Fone: (47) 3422 4865